Instituto Pensar - STJ decide nesta 4ª se mantém nomeação de Sérgio Camargo na Palmares

STJ decide nesta 4ª se mantém nomeação de Sérgio Camargo na Palmares

por: Mônica Oliveira


STJ decide a situação de Sérgio Camargo à frente da Palmares nesta quarta (Imagem: Renato Costa/FramePhoto/Folhapress)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisa nesta quarta-feira (5) recurso da Defensoria Pública da União (DPU) contra decisão que reconduziu Sérgio Camargo à presidência da Fundação Palmares, vinculada ao Ministério do Turismo. O julgamento no começa às 14h.

Nomeado em novembro de 2019 para o comando da fundação cultural, que tem a finalidade de valorizar e promover a cultura afro-brasileira. Entretanto, Camargo tem se notabilizado por declarações incompatíveis com o cargo desde que assumiu.

Leia também: Biografias de lideranças negras históricas são censuradas em site da Palmares

A Justiça Federal do Ceará chegou a suspender a nomeação dele, mas foi liberada pelo STJ dois meses depois. Em fevereiro, quando retornou ao cargo, após o STJ suspender a liminar, Camargo demitiu, por telefone, funcionários que ele considerava "esquerdistas” e ameaçou outros servidores.

Camargo na Palmares

Uma das metas de Camargo à frente da Palmares é acabar com o Dia da Consciência Negra. No dia 1º de junho, no Twitter, ele criticou o feriado de 20 de novembro. Contra as pautas raciais, ainda em junho, em áudio vazado, ele atacou o movimento negro, que chamou de ” escória maldita ", e as religiões de matrizes africanas .

As declarações foram feitas em reunião fechada realizada em 30 de maio de 2020, cujo áudio foi divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O jornalista se define como uma pessoa de direita e é abertamente contra a figura de Zumbi dos Palmares, que dá nome à instituição presidida por ele.

Ao questionar a decisão do STJ que mantém o atual presidente da fundação no cargo, a DPU listou diversas medidas tomadas pelo jornalista à frente da Palmares, incluindo a publicações de textos que atacaram a figura de Zumbi dos Palmares e a criação de um selo ‘Não é racista‘.

Com informações do Poder 360 e Alma Preta



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: